June 21, 2022
Depois de vários domínios, entre eles os Portugueses com suas navegações, os Otomanos e o Ingleses , este conjunto de emirados uniram forças e conseguiram se tornar uma grande e segura Nação, além de ter regras claríssimas de convivência local. Pisei por 3 vezes em solo “Emirate!” e a cada retorno fiquei mais impressionada por sua grandiosidade, apesar do pequeno território.
Eles já foram conhecidos como área de Piratas. Viveram pelo cultivo e extração de pérolas, mas foram prejudicados devido a forte crise de 1920 e 1930, sendo sufocados pela segunda Guerra Mundial
Tudo mudou na década de 1960, devido à descoberta do petróleo. Hoje é o sexto maior produtor de petróleo do mundo.
O futuro promissor começou em Abu Dhabi, liderada por Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan, e ele não veio sozinho. Uma vez que o Sheikh vendeu a ideia de uma grande nação para pequenos países árabes no entorno de Abu Dhabi. Assim se formou os Emirados Árabes Unidos, onde cada Emirado possui sua legislação. O Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyn criou esta forma de governo que se mantém até os dias atuais. Construindo escolas, casas, auto pistas , aeroporto etc.
Os Emirados Árabes é formado por Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras Al-Khaimah e Fujairah.
O presidente dos EAU sempre será o Sheikh de Abu Dhabi, e o vice-presidente o Sheik de Dubai, porém este vice nunca será presidente, já que este cargo é hereditário. Quando o Zayed Bin Sultan faleceu, o seu filho Khalifa Zayed é quem assumiu a cadeira da presidência. Guardem bem o nome do herdeiro.
Apesar da religião ser inerente à legislação, eles vivem entre a modernidade e o apego às tradições, sendo perceptível que Dubai e Abu Dhabi possuem regras mais ocidentais em relação aos outros emirados.
Abu Dhabi apesar de parecer coadjuvante em relação à Dubai, é o Emirado mais rico. Ele mantém a maior reserva de petróleo de todo EAU. Para vocês terem ideia do tamanho do poder, um dos maiores prédios do mundo, que está em Dubai, fora finalizado graças aos petrodólares de Abu Dhabi. A ajuda foi fundamental para a finalização do projeto, mas esta estendida de mão não saiu tão barata, pois Dubai teve que batizar com o nome do Sheikh Khalifa de Abu Dhabi , o seu símbolo de poder “burj Khalifa“.
O Burj Khalifa é uma das grandiosidades de Dubai, considerado por eles o prédio mais alto do mundo. Você pode subir no topo através da compra de um Tkt na ala do enorme shopping que funciona na base da construção.
Sem dúvida esta região é a porta mais segura para quem quer conhecer um pouco de uma cultura totalmente diferente da nossa.
Turisticamente, tudo é muito grande e de certa forma maluco para nós ocidentais!
1. Consegue imaginar que, mesmo com a proibição da venda de bebida alcoólica fora dos hotéis, é possível sair ao amanhecer um tanto embriagado ao som dos chamados das orações das mesquitas?
2. Pense num lugar onde você se sentirá em cenários reais de filmes consagrados. Imagine como foi feita a cena do filme Velozes e Furiosos, entre as torres do maravilhoso Etihad Towers em Abu Dhabi, ou ainda o palácio Otomono, que na realidade é um hotel magnífico em Dubai, em que Tom Cruise gravou as cenas de “Missão Impossível”?
Etihad Towers
3. Você sabia que conseguiram trazer Rafael Nadal e Federer para disputar uma partida de tênis no topo do Burj Al Arab? Para se ter ideia , o Burj Al Arab é este hotel atrás da minha pessoa que se parece com um veleiro,se tornando símbolo de Dubai. Esta arquitetura fora encomendada justamente para essa finalidade.
4. Um país onde existem muitos mais estrangeiros do que nativos.
Tudo em EAU está adaptado: menus, placas de sinalização, atendimento em estabelecimentos… Inglês é o idioma que você irá ler e ouvir.
5. A Grande Mesquita Branca é uma obra feita em mármores trazidos de diversos pontos do mundo que impressionam. Dentro você poderá ver o maior tapete do mundo e um lustre grandioso. Para a visitação, mulheres devem estar com os cabelos cobertos, não podem usar roupa colada ou curta. Nenhuma blusa com forma humana é permitida.
6 – Apesar de super turístico, o Safari no Deserto é imperdível, vale muito a pena! Fiz o de Abu Dhabi que tem um céu lindíssimo, um por do sol espetacular, boa comida e lindas dançarinas que interagem com as crianças. O deserto surpreende em sua paisagem.
7 – O Souq Árabe de Dubai vale a visita. Andar pela Rua do Ouro é outra atração uma vez que você encontrará o maior anel do mundo.
8 – Existem hotéis pra todos os gostos e bolsos. Existe uma concentração de hotéis extremamente luxuosos, com serviços muito exclusivos como por exemplo o Palazzo Versace , Armani entre outros. Caso você não se incomodar com a sensação térmica de quase 50 graus. esses hotéis normalmente oferecem boas tarifas no período do verão.
Como quero que meus filhos tenham acesso à inúmeras culturas e não se espantem com o modo de viver diferente de outras pessoas, embarquei com os pequenos para as férias no DESERTO e te digo: FOI INCRÍVEL !
Encontramos um país super “kids friendly”. Existem ótimos parques temáticos e aquáticos, hotéis com espaço kids, pista de ski dentro de um dos maiores shoppings do mundo, um incrível aquário com as mais diversas espécies de peixes expostos em paredes gigantescas de vidro – É de fazer qualquer criança babar – O voo “anda muito devagarzinho”, como minha filha diz rsrsrsr. É longo, mas compensador!
Eles amaram aquela apresentação no deserto, brincaram na areia e jantaram deliciosamente.
Quer andar na montanha russa mais rápida do mundo? É possível no “Ferrari World” em Abu Dhabi. Este parque fica na Yas em Abu Dhabi, dentro do shopping que leva o mesmo nome. O parque dispõe de inúmeros brinquedos para as crianças, além de ter uma ala de restaurantes que vale a visita. Excelentes opções de comidas gregas, egípcias, italianas, árabes, com bons preços. Indico o restaurante Grego que fica no mesmo lado de acesso ao parque. Minha família amou!
Inauguraram a LEGOLAND, é mais tranquila do que a de Orlando inclusive mais novinha – impecável.
O ponto alto, tanto em Dubai quanto em Abu Dhabi, é a alta capacitação dos prestadores de serviços. As pessoas estão disponíveis para informações e atendimento – Eles entregam o que se propõe.
Estes tópicos poderiam se estender por muitas e muitas linhas.
Tudo é enorme, bem cuidado e contraditório para o atual mundo árabe. Acho que outros países devem estar se cotovelando e se questionando o porquê do deles não chegarem perto de tanta prosperidade, já que muitos mantêm a estagnação e não conseguem transitar entre o modo de viver do ocidente e o jeito religioso de legislar.
Os Emirados, apesar de ser um país árabe e de certa forma conservador em sua legislação, eles conseguem administrar a religião, negócios e turismo. Isto é incrível e inédito nesta cultura. Na grande maioria tudo é intrínseco, a religião inerente à política o que pode limitar o crescimento e fomentar a violência. Achei fantástico e ideal para crianças, eventos corporativos ou quem possui passageiros que exigem serviço de altíssima qualidade.